SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15High school reform in the state of Rio Grande do Sul (Brazil): alignments and resistancesThe elaboration of Municipal Plans from the perspective of institutional analysis and policy cycle approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ABATE, Elizabete Aparecida Bragatto  and  STOLTZ, Tania. Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014674.  Epub Mar 26, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14674.020.

Este estudo busca compreender como a contação de histórias está relacionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo de adultos contadores de histórias. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas com 30 contadores de histórias e de grupo focal. Os dados foram analisados considerando a identificação de categorias a partir do método clínico (DELVAL, 2002). A análise permitiu estabelecer as seguintes categorias: gosto pela leitura, por ouvir e contar histórias; comprometimento com a atividade; reconhecimento da alteridade; afetividade no processo; gratidão e transformação pessoal. Há indícios do desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos do contador de histórias. Os participantes observam um constante desenvolvimento afetivo a partir da prática, atribuindo à contação de histórias as mudanças na forma de agir, de comportar-se e de ver o mundo, aproximando-se mais do “ser” humano e das suas fragilidades.

Keywords : Contação de história; Desenvolvimento; Afetividade; Cognição; Adulto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )