SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Reforma de la Educación Secundaria en el Estado de Rio Grande do Sul (Brasil): alineamientos y resistênciasLa elaboración de Planes Municipales desde la perspectiva del análisis institucional y abordaje del ciclo de políticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ABATE, Elizabete Aparecida Bragatto  y  STOLTZ, Tania. Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014674.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14674.020.

Este estudo busca compreender como a contação de histórias está relacionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo de adultos contadores de histórias. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória a partir de entrevistas semiestruturadas com 30 contadores de histórias e de grupo focal. Os dados foram analisados considerando a identificação de categorias a partir do método clínico (DELVAL, 2002). A análise permitiu estabelecer as seguintes categorias: gosto pela leitura, por ouvir e contar histórias; comprometimento com a atividade; reconhecimento da alteridade; afetividade no processo; gratidão e transformação pessoal. Há indícios do desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos do contador de histórias. Os participantes observam um constante desenvolvimento afetivo a partir da prática, atribuindo à contação de histórias as mudanças na forma de agir, de comportar-se e de ver o mundo, aproximando-se mais do “ser” humano e das suas fragilidades.

Palabras clave : Contação de história; Desenvolvimento; Afetividade; Cognição; Adulto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )