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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TONIETO, Carina  e  FAVERO, Altair Alberto. A pesquisa em Política Educacional: análise de aspectos teórico-epistemológicos em teses de Doutorado (2010-2012). Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014901.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14901.030.

As fragilidades epistemológicas (teórico-metodológicas) das pesquisas e a pouca produção de estudos que discutam tais questões no campo da Política Educacional são apontadas pela literatura como um desafio para a consolidação do campo e para a formação de pesquisadores. Tais apontamentos têm levado a questionamentos a respeito da cientificidade de tais estudos, o que tem colocado aos pesquisadores a necessidade de avaliação das pesquisas e seu contexto de produção, assim como a compreensão de suas características, fragilidades e potencialidades para o aprimoramento do campo e das temáticas de estudo ligados à Política Educacional. Na intenção de contribuir com esse debate, este artigo tem por escopo apresentar o resultado da análise de 27 teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros com Doutorado, nas linhas de pesquisa de Política Educacional, no período de 2010-2012, a fim de verificar a presença ou não das fragilidades epistemológicas apontadas pela literatura.

Palavras-chave : Fragilidade epistemológica; Análise de teses; Política Educacional..

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