SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Collective resilience to global challenge: a collective wellbeing agenda to transform towards sustained equitable educationSchool times in a time of pandemic and necropolitics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RANIERI, Maria; GAGGIOLI, Cristina  and  BORGES, Martha Kaschny. A Didática à prova pelo Covid-19 na Itália: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e16307.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16307.079.

A didática (da Educação) a distância - DaD, que teve um forte impulso após o fechamento das escolas em 4 de março de 2020 até o final do ano letivo, reabriu o debate sobre o papel das tecnologias na escola. Dados recentes mostram que o sucesso ou fracasso da educação a distância depende do entrelaçamento de vários fatores, incluindo o ensino e as habilidades tecnológicas dos professores, a disponibilidade de tecnologias e ambientes, a composição familiar e o papel da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem. Este artigo teve como objetivo analisar as respostas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos múltiplos desafios levantados pela DaD na fase de pandemia, por meio de um questionário online dirigido aos professores. Além da descrição e da análise dos resultados, o trabalho inclui uma introdução ao contexto italiano e uma reflexão sumária final sobre o que foi aprendido com essa experiência.

Keywords : Didática da Educação a Distância; Emergência em saúde; Ensino Fundamental; Covid-19..

        · abstract in English | Italian | Spanish     · text in Italian     · Italian ( pdf )