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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
RANIERI, Maria; GAGGIOLI, Cristina y BORGES, Martha Kaschny. A Didática à prova pelo Covid-19 na Itália: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e16307. Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16307.079.
A didática (da Educação) a distância - DaD, que teve um forte impulso após o fechamento das escolas em 4 de março de 2020 até o final do ano letivo, reabriu o debate sobre o papel das tecnologias na escola. Dados recentes mostram que o sucesso ou fracasso da educação a distância depende do entrelaçamento de vários fatores, incluindo o ensino e as habilidades tecnológicas dos professores, a disponibilidade de tecnologias e ambientes, a composição familiar e o papel da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem. Este artigo teve como objetivo analisar as respostas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos múltiplos desafios levantados pela DaD na fase de pandemia, por meio de um questionário online dirigido aos professores. Além da descrição e da análise dos resultados, o trabalho inclui uma introdução ao contexto italiano e uma reflexão sumária final sobre o que foi aprendido com essa experiência.
Palabras clave : Didática da Educação a Distância; Emergência em saúde; Ensino Fundamental; Covid-19..