SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Resiliencia colectiva al desafío global: transformar una agenda colectiva de bienestar rumbo hacia una educación equitativa sostenibleTiempos de la escuela en tiempo de pandemia y necropolítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RANIERI, Maria; GAGGIOLI, Cristina  y  BORGES, Martha Kaschny. A Didática à prova pelo Covid-19 na Itália: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e16307.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16307.079.

A didática (da Educação) a distância - DaD, que teve um forte impulso após o fechamento das escolas em 4 de março de 2020 até o final do ano letivo, reabriu o debate sobre o papel das tecnologias na escola. Dados recentes mostram que o sucesso ou fracasso da educação a distância depende do entrelaçamento de vários fatores, incluindo o ensino e as habilidades tecnológicas dos professores, a disponibilidade de tecnologias e ambientes, a composição familiar e o papel da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem. Este artigo teve como objetivo analisar as respostas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos múltiplos desafios levantados pela DaD na fase de pandemia, por meio de um questionário online dirigido aos professores. Além da descrição e da análise dos resultados, o trabalho inclui uma introdução ao contexto italiano e uma reflexão sumária final sobre o que foi aprendido com essa experiência.

Palabras clave : Didática da Educação a Distância; Emergência em saúde; Ensino Fundamental; Covid-19..

        · resumen en Español | Italiano | Inglés     · texto en Italiano     · Italiano ( pdf )