SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Resiliência coletiva ao desafio global: transformar uma agenda coletiva de bem-estar rumo a uma educação equitativa sustentadaTempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RANIERI, Maria; GAGGIOLI, Cristina  e  BORGES, Martha Kaschny. A Didática à prova pelo Covid-19 na Itália: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e16307.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16307.079.

A didática (da Educação) a distância - DaD, que teve um forte impulso após o fechamento das escolas em 4 de março de 2020 até o final do ano letivo, reabriu o debate sobre o papel das tecnologias na escola. Dados recentes mostram que o sucesso ou fracasso da educação a distância depende do entrelaçamento de vários fatores, incluindo o ensino e as habilidades tecnológicas dos professores, a disponibilidade de tecnologias e ambientes, a composição familiar e o papel da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem. Este artigo teve como objetivo analisar as respostas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos múltiplos desafios levantados pela DaD na fase de pandemia, por meio de um questionário online dirigido aos professores. Além da descrição e da análise dos resultados, o trabalho inclui uma introdução ao contexto italiano e uma reflexão sumária final sobre o que foi aprendido com essa experiência.

Palavras-chave : Didática da Educação a Distância; Emergência em saúde; Ensino Fundamental; Covid-19..

        · resumo em Italiano | Inglês | Espanhol     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )