Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana and PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016197. Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16197.062.
A educação confronta-se hoje com uma série de desafios, resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19. A mudança da forma de trabalho dos professores é um bom exemplo, já que, por causa do confinamento social que essa crise gerou, e no contexto de medidas de emergência, o ensino presencial deu lugar ao ensino online, uma modalidade que é acelerada de modo intenso em transição para a sociedade digital ou para o predomínio da subjetividade digital. É, pois, sobre essa mudança de paradigma, bem como sobre o papel das tecnologias digitais na realização das atividades pedagógicas a distância e seus reflexos em termos curriculares que refletimos neste texto. Nessa reflexão, não descuramos a influência que a digitalização das relações e o zoomismo assumem nesse novo modo de pensar a escola, que é um “novo normal”, embora o digital não venha a substituir a relação pedagógica, como se tem pretendido com os sucessivos recursos introduzidos na escola.
Keywords : Mudanças sociais; Transformações educativas; Zoomismo; Isolamento Curricular.