SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Schooling of children and adolescents from Pantanal (Brazil) in times of COVID-19A nation under risk (to learn): analysis of neoconservative thinking on education and the experience in Ronald Reagan’s presidency (1981-1989) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RUBIO-GAVIRIA, David. Crise da educação: construtivismo neoliberal. Notas em contextos de pandemia. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016142.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16142.065.

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre o discurso da “crise da educação”. As medidas de isolamento obrigatório devido à emergência sanitária mundial (COVID-19) envolveu o fechamento de escolas, fato que agrava a crise. Devido à crise, estamos diante de um pedido geral à escola para se transformar; o pedido é uma alegação entre a defesa e o ataque às práticas escolares. Essa alegação tem o construtivismo como um do seus protagonistas. Uma leitura do construtivismo é proposta aqui como uma expressão das práticas escolares neoliberais e, por outro lado, é questionada a filiação da pedagogia de J. Dewey às idéias construtivistas atuais, no sentido da alegação proposta.

Keywords : John Dewey; Construtivismo; Conhecimento; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )