SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Education crisis: neoliberal constructivism. Notes in pandemic contextsThe pandemic that widens inequalities: Covid-19 and the education system in Quebec/Canada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MOLL NETO, Roberto  and  DAMASCENO, Rafael Pinheiro Caetano. Uma nação sob risco (de aprender): análise do pensamento neoconservador sobre a educação e a experiência no governo Ronald Reagan (1981-1989). Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016084.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16084.072.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da educação no pensamento neoconservador como chave para reconstrução da liderança global dos Estados Unidos da América (EUA), sobretudo na experiência do Governo Ronald Reagan (1981-1989). Para isso, investigou-se, com base na análise de conteúdo, o enlace entre os escritos de Irving Kristol, os discursos de Reagan, documentos oficiais, dados orçamentários e artigos de membros do Governo e de pesquisadores da área de educação no período. Esse esforço metodológico foi articulado à teoria sobre o Sistema Mundo Moderno, em especial ao exame da crise sistêmica que atingiu os EUA no final dos anos de 1960. Nesse contexto, o pensamento neoconservador emergiu como uma ideologia para reestruturar a liderança global estadunidense. Para isso, atacou e ressignificou o papel da educação, sugerindo uma articulação maior com a produtividade, a competitividade e a defesa militar. O Governo Reagan tentou colocar o projeto neoconservador para educação em prática, adaptando a realidade.

Keywords : Neoconservadorismo; Educação; Relações Internacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )