SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A nation under risk (to learn): analysis of neoconservative thinking on education and the experience in Ronald Reagan’s presidency (1981-1989)Digital didactic materials and coronavirus during confinement in the Spanish context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RUSSO, Kelly; MAGNAN, Marie-Odile  and  SOARES, Roberta. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015915.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15915.073.

Este artigo examina os impactos da pandemia da Covid-19 no sistema educativo de Quebec/Canadá. Para isso, analisa-se um conjunto de matérias jornalísticas e artigos de opinião publicados entre 26 de março e 20 de maio de 2020, nos principais jornais da província de Quebec. O artigo procura identificar os diferentes impactos e rearranjos na educação escolar de crianças, entre quatro e 11 anos de idade, durante a crise sanitária, e discutir como as desigualdades educacionais já existentes foram significativamente ampliadas a partir das medidas de contenção da propagação do vírus. Ao final, reflete-se sobre o futuro do sistema escolar e sobre a importância de o direito à saúde caminhar lado a lado ao direito à educação, para reafirmar o lugar da escola pública como possibilidade de erradicação das desigualdades e garantia de sociedades mais justas e equitativas no futuro.

Keywords : Ensino Fundamental; Desigualdades educativas; Pandemia/Covid-19; Quebec/Canadá.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )