SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Una nación bajo riesgo (de aprender): análisis del pensamiento neoconservador sobre la educación y la experiencia en el gobierno Ronald Reagan (1981 - 1989)Materiales didácticos digitales y coronavirus en tiempos de confinamiento en el contexto español índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RUSSO, Kelly; MAGNAN, Marie-Odile  y  SOARES, Roberta. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015915.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15915.073.

Este artigo examina os impactos da pandemia da Covid-19 no sistema educativo de Quebec/Canadá. Para isso, analisa-se um conjunto de matérias jornalísticas e artigos de opinião publicados entre 26 de março e 20 de maio de 2020, nos principais jornais da província de Quebec. O artigo procura identificar os diferentes impactos e rearranjos na educação escolar de crianças, entre quatro e 11 anos de idade, durante a crise sanitária, e discutir como as desigualdades educacionais já existentes foram significativamente ampliadas a partir das medidas de contenção da propagação do vírus. Ao final, reflete-se sobre o futuro do sistema escolar e sobre a importância de o direito à saúde caminhar lado a lado ao direito à educação, para reafirmar o lugar da escola pública como possibilidade de erradicação das desigualdades e garantia de sociedades mais justas e equitativas no futuro.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Desigualdades educativas; Pandemia/Covid-19; Quebec/Canadá.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )