SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Uma nação sob risco (de aprender): análise do pensamento neoconservador sobre a educação e a experiência no governo Ronald Reagan (1981-1989)Materiais didáticos digitais e coronavírus em tempos de confinamento no contexto espanhol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RUSSO, Kelly; MAGNAN, Marie-Odile  e  SOARES, Roberta. A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015915.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15915.073.

Este artigo examina os impactos da pandemia da Covid-19 no sistema educativo de Quebec/Canadá. Para isso, analisa-se um conjunto de matérias jornalísticas e artigos de opinião publicados entre 26 de março e 20 de maio de 2020, nos principais jornais da província de Quebec. O artigo procura identificar os diferentes impactos e rearranjos na educação escolar de crianças, entre quatro e 11 anos de idade, durante a crise sanitária, e discutir como as desigualdades educacionais já existentes foram significativamente ampliadas a partir das medidas de contenção da propagação do vírus. Ao final, reflete-se sobre o futuro do sistema escolar e sobre a importância de o direito à saúde caminhar lado a lado ao direito à educação, para reafirmar o lugar da escola pública como possibilidade de erradicação das desigualdades e garantia de sociedades mais justas e equitativas no futuro.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Desigualdades educativas; Pandemia/Covid-19; Quebec/Canadá.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )