SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Materiais didáticos digitais e coronavírus em tempos de confinamento no contexto espanholA Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESTELLES, Marta  e  FISCHMAN, Gustavo E.. Imaginando uma Educação para a Cidadania Global pós-Covid-19. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015566.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15566.051.

A pandemia da Covid-19 criou condições sem precedentes em todas as áreas da vida social e, quando a suspensão da escola se tornou “o novo normal”, vários especialistas e formadores de opinião apressaram-se em expressar suas recomendações aos governos e às organizações educacionais para normalizar as operações escolares. À luz dessa crise mundial, reavaliamos propostas para expandir o modelo de Educação para a Cidadania Global (ECG), que recebeu crescente atenção e apoio de organizações internacionais, governos e estudiosos. Neste artigo, argumentamos que a natureza predominantemente redentora dos modelos e das propostas de ECG desde meados dos anos de 1990 não pode lidar com problemas globais associados à pandemia atual, como a restrição dos direitos de privacidade do cidadão ou o fortalecimento de mensagens nacionalistas excludentes. Em vez disso, são necessários modelos mais realistas de ECG. Este artigo conclui com novas perguntas para fortalecer o debate e as alternativas para imaginar uma ECG não redentora e mais realista.

Palavras-chave : Educação para a Cidadania Global; Pandemia da Covid-19; Pedagogia redentora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )