SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Imagining a Post-COVID-19 Global Citizenship EducationQuarantine lessons: limits and possibilities of teaching performance in times of social isolation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade  and  SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015528.  Epub June 04, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15528.057.

Este artigo consiste em um ensaio teórico que aborda, como questão central, as configurações formativas do curso de Pedagogia no Brasil. As reflexões propostas aportam-se em considerações sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia e o seu lugar como Ciência da Educação no desenvolvimento da práxis profissional de educadores(as) em diferentes contextos. O artigo desenvolve críticas a perspectivas que deslocam o seu sentido como saber científico engajado na produção de sentidos e práticas que fortaleçam a dimensão humanizadora e o caráter público da educação. Em decorrência dessa orientação crítica, traça-se uma perspectiva de organização curricular do curso baseada em eixos que buscam traduzir a complexidade da Pedagogia no intuito de demarcar sua especificidade e o seu compromisso com a formação de pedagogos(as) referenciada na concepção de educação como emancipação humana.

Keywords : Ciência da Educação; Pedagogo; Projeto pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )