SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento socialEnsino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ZORDAN, Paola  e  ALMEIDA, Verônica Domingues. Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015481.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15481.077.

Este ensaio debate a educação nos tempos da Covid-19 a partir da problematização do papel do Estado, do paradigma linguístico nos currículos e do conteudismo, diante da paragem e da suspensão de atividades presenciais. Discutem-se duas frentes a serem combatidas: a escolarização vinculada ao futuro e a produtividade conteudista que relega à formação. Multirreferencial, dialoga com Boaventura Souza Santos, Byung-Chul Han, Gilles Deleuze, Michel Foucault e outros para questionar os itinerários educativos nesse contexto. Com Friedrich Nietzsche, pensa-se uma educação vinculada ao presente e à vida. Formulam-se indagações sobre o governo dos corpos, o papel das instituições educacionais, as relações de poder nas políticas públicas e as reconfigurações educativas frente ao isolamento social. Em defesa da potencialização de processos formativos pautados em uma ética amorosa com o mundo, reivindica-se que as instituições educacionais se permitam pausas ativas na reinvenção dos percursos pedagógicos.

Palavras-chave : Conteudismo; Covid-19; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )