SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Pandemic break: education and lifeBetween the modernizing compulsion and the pedagogical melancholy: youth education in times of pandemic in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SHIMAZAKI, Elsa Midori; MENEGASSI, Renilson José  and  FELLINI, Dinéia Ghizzo Neto. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015476.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15476.071.

Desde o surto da Covid-19 no Brasil, mudanças ocorreram no enfrentamento à pandemia, e o isolamento social foi um deles. Na educação, a iniciativa implementada no Estado do Paraná foi o ensino remoto, a mostrar preocupações da comunidade escolar quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos surdos. Nessa escolarização, as inquietações latentes induziram a um estudo pontual e exploratório de forma remota, a cinco professores, três alunos e uma pedagoga de escola de educação bilíngue, a empregar três questionários distintos, com seis questões cada e entrevista oral. Os resultados, subsidiados pelas teorias Histórico-Cultural e Dialogismo em linguagem, demonstram: a) o ensino remoto é um desafio na preparação de aulas; b) alguns alunos vulneráveis economicamente não acessam atividades remotas; c) alunos sem auxílio parental para os estudos; d) dificuldades de compreensão e interpretação dos enunciados; e) sem contato social escolar, o isolamento afeta o desenvolvimento linguístico e social dos surdos.

Keywords : Surdo; Ensino remoto; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )