SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Entre la compulsión modernizadora y la melancolía pedagógica: la escolarización juvenil en tiempos de pandemia en BrasilLa judicialización de la convivencia escolar en el marco del Sistema de Aseguramiento de la Calidad de la Educación chileno: El caso de las denuncias escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FLORIANO, Jaine dos Santos  y  CORDOVA, Maria Julieta Weber. Representações de professores(as) no jornal Diário dos Campos (1932-1950): condições de trabalho e remuneração. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015467.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15467.064.

Este estudo trata das representações de professores(as) nas páginas do jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa, Paraná, no período de 1932 a 1950. Utilizaram-se como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem cultural do conceito de representação e a análise discursiva das mídias. A pesquisa documental possibilitou perceber questões significativas no que tange aos discursos instituídos e às representações de professores(as) a partir das condições de trabalho e de remuneração docente, categorias centrais da análise. As matérias selecionadas para estudo demonstraram a questão da desvalorização docente de forma bastante contundente no período analisado. Os salários eram baixos, atrasavam constantemente e as condições de trabalho eram precárias. Propagavam-se discursos de que o magistério deveria espelhar-se por um ideário de sacerdócio, como missão, prescindindo de pautas afetas à carreira.

Palabras clave : Representações de professores(as); Diário dos Campos; Ponta Grossa-PR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )