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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NORNBERG, Marta. Políticas conservadoras e (des)intelectualização da docência. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015360.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15360.058.

Este artigo trata da influência das políticas conservadoras no campo da formação docente e as suas implicações na compreensão da educação e da docência como bens públicos. Parte-se da posição de que as políticas conservadoras produzem a desintelectualização docente. Inicialmente, discutem-se algumas concepções teóricas para entender como os valores do neoliberalismo e do discurso conservador influenciam os processos de formação de professores por meio da linguagem da aprendizagem e das táticas de profissionalização e de flexibilização. Posteriormente, com base em estudos sobre um programa de formação continuada de alfabetizadores, discutem-se os processos de (des)intelectualização docente. Por fim, articulam-se as reflexões feitas nos tópicos anteriores para defender a docência como atividade intelectual e ética.

Palavras-chave : Formação docente; Políticas conservadoras; Docência.

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