SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Conservative policies and (de)intellectualization of teachingConservative policies and managerialism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTOS, Graziella Souza dos. O avanço das políticas conservadoras e o processo de militarização da educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015348.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15348.066.

Este artigo tem como foco discutir sobre o avanço das políticas conservadoras na educação brasileira, de modo a entender o movimento de militarização da educação como uma expressão do avanço de tais políticas. Para tanto, inicia-se trazendo, a partir, centralmente, das lentes teóricas de Michael Apple (2003), o conceito de aliança conservadora, compreendendo-o como fundamental para o entendimento do que vem ocorrendo no Brasil. O processo de militarização é, então, colocado em tela, evidenciando-se suas relações com a pauta notadamente de dois dos principais grupos que compõem a aliança: neoliberais e neoconservadores. Na sequência, discute-se a militarização como um exemplo do avanço de políticas conservadoras na Educação Básica, especialmente destinada à etapa do Ensino Fundamental. Por fim, discute-se a intensificação do processo de militarização por meio da promulgação do Programa das Escolas Cívico-Militares (PECIM). As análises realizadas, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, evidenciam que o PECIM, na esteira do projeto de militarização em expansão, contrapõe-se e coloca em xeque os princípios da gestão democrática, pilares fundamentais da escola pública, plural, para todos e todas.

Keywords : Políticas conservadoras; Militarização; Programa das Escolas Cívico-Militares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )