SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El avance de las políticas conservadoras y el proceso de militarización de la educaciónTensiones reveladas en el trabajo de maestras de Educación Básica orientado por las políticas educativas neoliberales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PERONI, Vera Maria Vidal  y  LIMA, Paula Valim de. Políticas conservadoras e gerencialismo. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015344.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15344.070.

Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças na fronteira entre o público e o privado no contexto do avanço de políticas conservadoras e do gerencialismo, vinculados à perspectiva neoliberal, como parte do movimento de correlação de forças que ocorre na sociedade por projetos societários e de educação em disputa. Desse modo, busca-se aprofundar a compreensão acerca das relações entre neoliberalismo e neoconservadorismo, a partir de autores como Harvey (2008), Puello-Socarrás (2008), Moll Neto (2010) e Laval e Dardot (2017), e investigar os pressupostos que sustentam seus projetos societários e educativos, em que a lógica gerencial se apresenta como instrumental a um projeto centrado na disputa pelo conteúdo da educação com uma perspectiva de restauração de classe. Analisam-se, também, as relações que se estabelecem entre sujeitos vinculados aos ideais conservadores e neoliberais sob uma perspectiva gerencial inspirada na lógica privada do mercado que se materializa na realidade brasileira.

Palabras clave : Relação público-privado; Conservadorismo; Gerencialismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )