SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Tensionamentos revelados no trabalho de professoras da Educação Básica orientado pelas políticas educacionais neoliberaisPolíticas conservadoras no contexto escolar e autonomia docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DAL’IGNA, Maria Cláudia; SCHERER, Renata Porcher  e  SILVA, Miriã Zimmermann da. Trabalho docente, gênero e políticas neoliberais e neoconservadoras: uma leitura crítica da Base Nacional Comum de formação de professores da Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015336.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15336.060.

Este artigo identifica, descreve e analisa transformações no trabalho docente no contexto brasileiro atual frente ao avanço de políticas neoliberais e neoconservadoras. Para tanto, assume-se como objeto privilegiado de análise a Proposta para Base Nacional Comum de Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP - BNC Formação - BNC Professores). A leitura crítica é fundamentada nos estudos em docência, nos estudos de gênero e na teoria social contemporânea, especialmente naquelas abordagens relacionadas ao capitalismo cognitivo e ao neoliberalismo como racionalidades organizadoras dos modos de vida e das relações de trabalho. As análises apontam para a intensificação de uma agenda educacional voltada de forma cada vez mais expressiva para a constituição de uma docência padronizada, generalista e polivalente. Ao mesmo tempo, torna-se possível multiplicar os sentidos produzidos pela BNCFP para criar alternativas pedagógicas a partir de novas formas de interpretar a docência no século XXI, definindo-a como um exercício de amor pedagógico.

Palavras-chave : Trabalho docente; Gênero; Base Nacional Comum.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )