SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Neoliberalism, globalization and neoconservatism: scenarios and offensives against the public Brazilian Basic EducationThe literary education guideline in the National Literacy Policy: counterpoints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LIMA, Iana Gomes de  and  HYPOLITO, Álvaro Moreira. Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015290.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15290.053.

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser uma iniciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partido é mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional.

Keywords : Escola sem Partido; Redes políticas; Governança; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )