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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
LIMA, Iana Gomes de e HYPOLITO, Álvaro Moreira. Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015290. Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15290.053.
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser uma iniciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partido é mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional.
Palavras-chave : Escola sem Partido; Redes políticas; Governança; Educação.