SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Escuela sin Partido: análisis de una red conservadora en la educaciónAvance de las políticas conservadoras en la Enseñanza Media brasileña: la revitalización de la dualidad histórica en la formación de los jóvenes como política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RAMALHETE, Mariana Passos. A diretriz de educação literária na Política Nacional de Alfabetização: contrapontos. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015264.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15264.052.

Este artigo, ancorado na perspectiva bakhtiniana enunciativa-discursiva da linguagem, objetiva refletir como a diretriz de educação literária é abordada na Política Nacional de Alfabetização (PNA) e em que medida se configura como uma concepção afim ao ideário neoliberal gestor de sua implementação. A partir de uma análise documental, debruça-se sobre o “Caderno da PNA”, oficializado em 2019. Neste texto, pondera-se que essa é uma política de governo, marcada pelo recrudescimento da desigualdade social, do retrocesso e do ultraconservadorismo, que rejeita o debate público inerente à democracia e fere a dimensão crítica da alfabetização. Conclui-se que essa diretriz se fundamenta em uma política pública neoliberal que fragiliza a possibilidade de uma educação literária crítica e, assim, priva, sobretudo, sujeitos em processo de alfabetização, de um direito inalienável: a Literatura.

Palabras clave : Educação literária; Políticas públicas educacionais; PNA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )