SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Advance of conservative policies in the Brazilian High School: the revitalization of historical duality in young people education as policyHomeschooling or education besieged in the intèrieur: notes from Walter Benjamin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALARCON-LEIVA, Jorge; GOTELLI-ALVIAL, Catalina  and  DIAZ-YANEZ, Myriam. Inclusão de alunos imigrantes: um desafio para a gestão diretiva escolar. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015092.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15092.049.

No contexto do aumento progressivo de imigrantes no Chile, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar os principais desafios que podem se apresentar na gestão escolar, para integrar os estudantes imigrantes estrangeiros nas escolas da Comuna de Talca, Região do Maule, Chile. O estudo é qualitativo e analítico, com estudo de casos de investigação, utilizando técnicas de análises de conteúdo. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com equipes diretivas de três escolas, pertencentes às dependências administrativas que caracterizam a provisão mista do sistema escolar chileno. Os resultados do estudo produziram evidências organizadas nas dimensões política, prática e procedimentos utilizados na gestão escolar das escolas, na relação com processos de escolarização e inclusão educativa de alunos imigrantes estrangeiros.

Keywords : Diretivos Escolares; Gestão educativa; Migrantes estrangeiros; Escolarizacão; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )