SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Avance de las políticas conservadoras en la Enseñanza Media brasileña: la revitalización de la dualidad histórica en la formación de los jóvenes como políticaHomeschooling o la educación sitiada en el intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ALARCON-LEIVA, Jorge; GOTELLI-ALVIAL, Catalina  y  DIAZ-YANEZ, Myriam. Inclusão de alunos imigrantes: um desafio para a gestão diretiva escolar. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015092.  Epub 02-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15092.049.

No contexto do aumento progressivo de imigrantes no Chile, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar os principais desafios que podem se apresentar na gestão escolar, para integrar os estudantes imigrantes estrangeiros nas escolas da Comuna de Talca, Região do Maule, Chile. O estudo é qualitativo e analítico, com estudo de casos de investigação, utilizando técnicas de análises de conteúdo. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com equipes diretivas de três escolas, pertencentes às dependências administrativas que caracterizam a provisão mista do sistema escolar chileno. Os resultados do estudo produziram evidências organizadas nas dimensões política, prática e procedimentos utilizados na gestão escolar das escolas, na relação com processos de escolarização e inclusão educativa de alunos imigrantes estrangeiros.

Palabras clave : Diretivos Escolares; Gestão educativa; Migrantes estrangeiros; Escolarizacão; Inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )