SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Avanço das políticas conservadoras no Ensino Médio brasileiro: a revitalização da dualidade histórica na formação dos jovens como políticaHomeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALARCON-LEIVA, Jorge; GOTELLI-ALVIAL, Catalina  e  DIAZ-YANEZ, Myriam. Inclusão de alunos imigrantes: um desafio para a gestão diretiva escolar. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015092.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15092.049.

No contexto do aumento progressivo de imigrantes no Chile, o presente estudo tem o objetivo de caracterizar os principais desafios que podem se apresentar na gestão escolar, para integrar os estudantes imigrantes estrangeiros nas escolas da Comuna de Talca, Região do Maule, Chile. O estudo é qualitativo e analítico, com estudo de casos de investigação, utilizando técnicas de análises de conteúdo. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com equipes diretivas de três escolas, pertencentes às dependências administrativas que caracterizam a provisão mista do sistema escolar chileno. Os resultados do estudo produziram evidências organizadas nas dimensões política, prática e procedimentos utilizados na gestão escolar das escolas, na relação com processos de escolarização e inclusão educativa de alunos imigrantes estrangeiros.

Palavras-chave : Diretivos Escolares; Gestão educativa; Migrantes estrangeiros; Escolarizacão; Inclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )