SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Inclusion of migrant students: a challenge for school managementCase study on a deschooling process marked by failure between school and family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

VENTURA, Lidnei. Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014815.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14815.046.

Este artigo estuda o movimento homeschooling na perspectiva da hermenêutica fragmentária de Walter Benjamin. O objetivo consiste em definir tal movimento como epifenômeno ligado à perda da comunicabilidade e da pobreza de experiência que configura a modernidade, principalmente no período atual de controle das políticas educacionais pelo neoliberalismo de hegemonia financeira. Parte-se da metodologia benjaminiana para construírem-se estruturas monadológicas que caracterizem a educação doméstica como fenômeno derivado do processo cada vez mais acentuado de interiorização da sociedade burguesa, que retrai ao plano privado uma importante conquista das próprias revoluções liberais: a escola universal moderna. Como resultado provisório, infere-se que o movimento homeschooling é mais uma das expressões da fisiognomia reacionária e solipsista do intèrieur burguês.

Keywords : Homeschooling; Hermenêutica benjaminiana; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )