SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Homeschooling or education besieged in the intèrieur: notes from Walter BenjaminTowards a radical praxis in the struggle for democracy: contemporary challenges for the political and critical education on 21st Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PORTUGAL, Clarissa Pimentel  and  ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014788.  Epub Sep 02, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14788.068.

Este artigo apresenta o estudo de caso de um processo de desescolarização de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do Distrito Federal e sob o referencial teórico da psicanálise. A metodologia de pesquisa ocorreu a partir da observação participante na qual foi possível interagir com os sujeitos envolvidos na pesquisa por meio da transferência e, durante a escrita, na análise dos textos escritos e artísticos do sujeito do estudo. O ano letivo no qual ocorreu a desescolarização, o qual foi acompanhado, foi marcado por conflitos entre o sujeito, a escola e a família, evidenciando um fracasso na relação das instituições escola e família. Questões acerca da diferença entre os saberes caseiros e epistemológicos permeiam as análises do caso e culminam em um resultado inconclusivo e complexo quanto aos efeitos dessa desescolarização.

Keywords : Desescolarização; Professor; Saber epistemológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )