SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter BenjaminPor uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PORTUGAL, Clarissa Pimentel  e  ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014788.  Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14788.068.

Este artigo apresenta o estudo de caso de um processo de desescolarização de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino do Distrito Federal e sob o referencial teórico da psicanálise. A metodologia de pesquisa ocorreu a partir da observação participante na qual foi possível interagir com os sujeitos envolvidos na pesquisa por meio da transferência e, durante a escrita, na análise dos textos escritos e artísticos do sujeito do estudo. O ano letivo no qual ocorreu a desescolarização, o qual foi acompanhado, foi marcado por conflitos entre o sujeito, a escola e a família, evidenciando um fracasso na relação das instituições escola e família. Questões acerca da diferença entre os saberes caseiros e epistemológicos permeiam as análises do caso e culminam em um resultado inconclusivo e complexo quanto aos efeitos dessa desescolarização.

Palavras-chave : Desescolarização; Professor; Saber epistemológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )