SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXIA Educação do Campo frente à Base Nacional Comum Curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BATISTA, Deniele Pereira  e  LUDKE, Menga. Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionais. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015237.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15237.092.

Neste artigo, apresenta-se uma discussão sobre as condições de que dispõem professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para fazer experiência no espaço escolar, fragilizado por políticas conservadoras, e sobre o desenvolver profissional por meio dessa experiência. Pressupostos de John Dewey e Jorge Larrosa fornecem apoio para a perspectiva compreensiva que identifica a formação docente como um processo sucessivo de fazer experiência. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da entrevista compreensiva, proposta por Kaufmann. Foram realizadas 13 entrevistas com professoras da rede pública de ensino. Os resultados apontam o cenário de docência dessas professoras marcado pelo sentimento de luta pela dignidade do seu trabalho: ao mesmo tempo que pressões e restrições características do espaço escolar em que atuam as incomodam, também desvelam oportunidades para se afirmarem profissionalmente.

Palavras-chave : Políticas conservadoras; Experiência; Anos iniciais do Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )