SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Hacer experiencia por la maestra de los años iniciales de la Enseñanza Básica en el contexto de las actuales políticas educativasEscuela sin Partido, neoliberalismo y conservatismo: seguimiento de puntos de intersección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VERDERIO, Alex  y  BARROS, Adriana Junkerfeuerborn de. A Educação do Campo frente à Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015299.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15299.100.

Explora alguns contrapontos entre a proposta de Educação do Campo e a Base Nacional Comum Curricular. Faz uma análise panorâmica do Plano de Estudo das Escolas Itinerantes e das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo no Paraná que, como conquistas dos trabalhadores do campo no âmbito das políticas educacionais, orientam a efetivação das práticas pedagógicas nas escolas do campo. No contraponto desse processo, a Base Nacional, traduzida no Referencial Curricular do Paraná, evidencia seu caráter classista e mercadológico, quando considerados os vínculos de seus autores com entidades da classe dominante brasileira. Sua proposta prioriza as avaliações censitárias, reforçando algumas disciplinas em detrimento de outras, secundarizando, quando não descartando as especificidades, a diversidade e o amplo acesso ao conhecimento, elementos que fundamentam a proposição da Educação do Campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Diretrizes Curriculares; Base Nacional Comum Curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )