SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Fazer experiência pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das atuais políticas educacionaisEscola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo: rastreando pontos de intersecção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

VERDERIO, Alex  e  BARROS, Adriana Junkerfeuerborn de. A Educação do Campo frente à Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015299.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15299.100.

Explora alguns contrapontos entre a proposta de Educação do Campo e a Base Nacional Comum Curricular. Faz uma análise panorâmica do Plano de Estudo das Escolas Itinerantes e das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo no Paraná que, como conquistas dos trabalhadores do campo no âmbito das políticas educacionais, orientam a efetivação das práticas pedagógicas nas escolas do campo. No contraponto desse processo, a Base Nacional, traduzida no Referencial Curricular do Paraná, evidencia seu caráter classista e mercadológico, quando considerados os vínculos de seus autores com entidades da classe dominante brasileira. Sua proposta prioriza as avaliações censitárias, reforçando algumas disciplinas em detrimento de outras, secundarizando, quando não descartando as especificidades, a diversidade e o amplo acesso ao conhecimento, elementos que fundamentam a proposição da Educação do Campo.

Palavras-chave : Educação do Campo; Diretrizes Curriculares; Base Nacional Comum Curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )