SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The Field Education facing the Common Curricular National BasisA debate on outsourcing literacy: a new old curriculum model (re)born author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

KATZ, Elvis Patrik  and  MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo: rastreando pontos de intersecção. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015352.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15352.103.

As discussões em torno do movimento Escola sem Partido vêm acirrando as lutas pela educação brasileira nos últimos anos. Dada a importância desse debate, gostaríamos de explorar, neste artigo, uma pequena parte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado, mas com foco em outros aspectos. Assim, buscamos descrever enunciados presentes em uma determinada formação discursiva produzida pelo movimento. Para tal, fizemos uso das ferramentas teórico-metodológicas oferecidas pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault. Os resultados apontam para a existência de enunciados que reatualizam ideias neoliberais e conservadoras no campo da educação brasileira.

Keywords : Escola sem Partido; Conservadorismo; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )