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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

KATZ, Elvis Patrik  e  MUTZ, Andresa Silva da Costa. Escola sem Partido, neoliberalismo e conservadorismo: rastreando pontos de intersecção. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015352.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15352.103.

As discussões em torno do movimento Escola sem Partido vêm acirrando as lutas pela educação brasileira nos últimos anos. Dada a importância desse debate, gostaríamos de explorar, neste artigo, uma pequena parte de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado, mas com foco em outros aspectos. Assim, buscamos descrever enunciados presentes em uma determinada formação discursiva produzida pelo movimento. Para tal, fizemos uso das ferramentas teórico-metodológicas oferecidas pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault. Os resultados apontam para a existência de enunciados que reatualizam ideias neoliberais e conservadoras no campo da educação brasileira.

Palavras-chave : Escola sem Partido; Conservadorismo; Neoliberalismo.

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