SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15School without Party, neoliberalism and conservatism: tracking points of intersectionThe progressive advance of conservative perspectives in Uruguayan education in the last decade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUZA, Elaine Constant Pereira de  and  ALMEIDA, Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de. Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasce. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015379.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15379.095.

Este artigo aborda a transferência de uma política pública para a alfabetização escolar, portanto estatal, para uma Organização Não Governamental (ONG): o Instituto Ayrton Senna (IAS). As análises consideraram as possíveis implicações da perspectiva curricular para redes públicas brasileiras, a partir da parceria público-privada. O estudo privilegiou uma análise documental, pois essa abordagem vem crescendo no campo das políticas educacionais e, no caso desta investigação, auxiliou na compreensão do Guia Educação Integral na Alfabetização do IAS, assim como do processo de terceirização das propostas para a alfabetização pelo terceiro setor. O estudo conclui que a parceria, além de permitir a associação às prerrogativas capitalistas e à alteração do papel do Estado na Educação, também integrou as ideias das competências socioemocionais em uma “nova velha” proposta curricular voltada à alfabetização.

Keywords : Alfabetização; Parceria público-privada; Política pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )