SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasceA escola abandonada a avaliações e padrões, confinada ao gerencialismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LOPEZ, Pablo Eduardo Martinis. O avanço progressivo das perspectivas conservadoras na educação uruguaia na última década. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015446.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15446.096.

As eleições presidenciais realizadas no Uruguai, em outubro e novembro de 2019, definiram o fim de um período de três governos sucessivos do partido de centro-esquerda Frente Amplio e a chegada ao governo de uma coalizão de direita liderada pelo Partido Nacional. No campo educacional, o desenvolvimento de uma perspectiva conservadora, que está na base das propostas educacionais do novo governo, começou a se desenvolver no auge do boom dos governos anteriores. Este artigo tem como objetivo analisar como esse processo de geração de uma visão conservadora da educação vem se formando nos últimos dez anos, fundamentalmente, pela apresentação da chamada “educação pública de gestão privada” como uma alternativa à educação pública que é hegemonizada pelo Estado. A perspectiva teórica que informa todo o trabalho está localizada a partir da lógica da análise política do discurso e a abordagem metodológica é feita a partir da consideração de fontes documentais.

Palavras-chave : Educação; Conservadorismo; Uruguai.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )