SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15El progresivo avance de perspectivas conservadoras en la educación uruguaya en la última décadaLos desafíos de educar a través de Zoom en un contexto de pandemia: investigar las experiencias y perspectivas de los docentes portugueses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SISTO, Vicente. A escola abandonada a avaliações e padrões, confinada ao gerencialismo. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015777.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15777.107.

As políticas educacionais da Nova Gestão Pública (NMP) promovem a descentralização e a privatização, instalando instrumentos de avaliação baseados em padrões e resultados como forma de governo. Com isso, a ação educativa é definida por seus indicadores. O Chile é considerado um caso emblemático de sua implementação. Este artigo analisa a instalação e o fortalecimento da lógica da responsabilização pautada nas normas como eixo da ação do Estado ao educar em Chile, abordando também como esse tipo de política responde a contextos críticos. Foi realizada uma análise pragmática dos cinco órgãos jurídicos mais relevantes promulgados entre 2008 e 2020 no Chile e uma análise descritiva das principais políticas educacionais implementadas no contexto crítico da pandemia COVID19, considerando o período entre 14 de março e 10 de maio de 2020. Os resultados mostram a consolidação de uma política educacional que rege por meio de avaliações e consequências, incluindo a ameaça de fechamento de escolas. A Escola é responsável pela obtenção de resultados, independentemente das condições sociais e econômicas. Num contexto de crise, a ação do Estado reduz-se a fracos suportes, reivindicando a relevância da avaliação com consequências como forma de governo.

Palabras clave : Avaliação; Instrumentos; Nova Gestão Pública; Política educacional; Prestação de contas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )