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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SISTO, Vicente. A escola abandonada a avaliações e padrões, confinada ao gerencialismo. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015777. Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15777.107.
As políticas educacionais da Nova Gestão Pública (NMP) promovem a descentralização e a privatização, instalando instrumentos de avaliação baseados em padrões e resultados como forma de governo. Com isso, a ação educativa é definida por seus indicadores. O Chile é considerado um caso emblemático de sua implementação. Este artigo analisa a instalação e o fortalecimento da lógica da responsabilização pautada nas normas como eixo da ação do Estado ao educar em Chile, abordando também como esse tipo de política responde a contextos críticos. Foi realizada uma análise pragmática dos cinco órgãos jurídicos mais relevantes promulgados entre 2008 e 2020 no Chile e uma análise descritiva das principais políticas educacionais implementadas no contexto crítico da pandemia COVID19, considerando o período entre 14 de março e 10 de maio de 2020. Os resultados mostram a consolidação de uma política educacional que rege por meio de avaliações e consequências, incluindo a ameaça de fechamento de escolas. A Escola é responsável pela obtenção de resultados, independentemente das condições sociais e econômicas. Num contexto de crise, a ação do Estado reduz-se a fracos suportes, reivindicando a relevância da avaliação com consequências como forma de governo.
Palabras clave : Avaliação; Instrumentos; Nova Gestão Pública; Política educacional; Prestação de contas..