SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La escuela abandonada a evaluaciones y estándares, confinada en el managerialismo¿Es posible Educación en Educación a Distancia? Reflexiones a partir de la ética de la responsabilidad de Levinas y el Eros trascendental de Gur-Ze’e índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Hugo Miguel Ramos dos. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015805.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15805.091.

Com a pandemia de Covid-19 a forma de manter a continuidade do ensino nos moldes mais regulares possíveis foi a educação à distância. Contudo, essa emigração rápida e imprevista para ambientes virtuais revelou um conjunto de desafios de adaptação que questionam a preparação das escolas para adesão a esta modalidade de ensino. Com enfoque nas perspetivas de docentes portugueses sobre as suas experiências de ensino online, e metodologicamente, sustentado na realização de 5 grupos focais online via Zoom (N=32), este artigo explora os desafios sentidos por estes profissionais. Como resultados, foram identificados 4 tipos de desafios: comunicacionais (monólogos digitais e exaustão psicológica), pedagógicos (falta de competências, avaliação e sobrecarga de trabalhos e a impossibilidade de aulas práticas), sociais (incompatibilidades com a vida pessoal e gestão de conflitos) e tecnológicos (falta de recursos e tecnofobia).

Palabras clave : Educação à distância; E-learning; Covid-19..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )