SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The challenges of educating through Zoom in a pandemic context: investigating the experiences and perspectives of Portuguese teachersEarly Childhood Education, government policies and mobilizations in times of pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PICOLI, Bruno Antonio  and  GUILHERME, Alexandre Anselmo. É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016244.  Epub Sep 10, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16244.089.

O objetivo desta reflexão foi investigar se é possível uma “linguagem da educação” nas modalidades de Educação a Distância, mais especificamente se, em Educação a Distância, é possível criar as condições para a resposta responsável ao chamado do Outro, para o diálogo ético, e se oferece possibilidades para que o sujeito se constitua como um ser além do que foi modelado para ser, para a transcendência. A partir de pesquisa bibliográfica, especialmente das obras de Levinas e Gur-Ze’ev, procurou-se elaborar uma “linguagem da educação” que não limite a relação educacional à “linguagem da aprendizagem”. Concluiu-se que a Educação a Distância não oferece condições para a transcendência erótica, para o encontro do Eu ético com Outro, como cria barreiras que impedem esse encontro e aprisionam o “sujeito” na sua rede de prazeres e de autossatisfações.

Keywords : Educação a Distância; Linguagem da aprendizagem; Linguagem da educação; Ética da responsabilidade; Eros transcendental..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )