SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portuguesesEducação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PICOLI, Bruno Antonio  e  GUILHERME, Alexandre Anselmo. É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016244.  Epub 10-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16244.089.

O objetivo desta reflexão foi investigar se é possível uma “linguagem da educação” nas modalidades de Educação a Distância, mais especificamente se, em Educação a Distância, é possível criar as condições para a resposta responsável ao chamado do Outro, para o diálogo ético, e se oferece possibilidades para que o sujeito se constitua como um ser além do que foi modelado para ser, para a transcendência. A partir de pesquisa bibliográfica, especialmente das obras de Levinas e Gur-Ze’ev, procurou-se elaborar uma “linguagem da educação” que não limite a relação educacional à “linguagem da aprendizagem”. Concluiu-se que a Educação a Distância não oferece condições para a transcendência erótica, para o encontro do Eu ético com Outro, como cria barreiras que impedem esse encontro e aprisionam o “sujeito” na sua rede de prazeres e de autossatisfações.

Palavras-chave : Educação a Distância; Linguagem da aprendizagem; Linguagem da educação; Ética da responsabilidade; Eros transcendental..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )