SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15¿Es posible Educación en Educación a Distancia? Reflexiones a partir de la ética de la responsabilidad de Levinas y el Eros trascendental de Gur-Ze’eLa educación en tiempos de COVID-19: enseñanza remota y agotamiento docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

COUTINHO, Angela Scalabrin  y  COCO, Valdete. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016266.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16266.088.

No recorte temporal da pandemia de Coronavírus (COVID-19), neste artigo, abordamos as políticas governamentais ligadas à Educação Infantil, atentando para uma expectativa propositiva, por vezes, sem a devida interlocução com as crianças, suas famílias e os profissionais. No reconhecimento das precariedades vividas e dos enfrentamentos empreendidos, advogamos a centralidade da preservação da vida, associada ao zelo por processos democráticos. Nesse quadro, com dados contextuais, propomos reflexões associadas aos eixos da especificidade da educação com as crianças pequenas, das interlocuções necessárias nesse período e da atenção com as iniciativas a serem encaminhadas na pós-pandemia. Concluímos convidando à continuidade da vigilância e da mobilização, na direção de nutrir a mensagem de um outro mundo possível, apostando na resistência às barbáries que se impõem, em especial, às crianças.

Palabras clave : Educação Infantil; Normativas e orientações; Formação e cuidado; Pandemia de COVID-19..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )