SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educación Infantil, políticas gubernamentales y movilizaciones en tiempos de pandemiaEducación Especial e Inclusiva en tiempos de pandemia: el lugar de la escuela y las condiciones de la educación remota emergencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice  y  LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016289.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094.

Neste artigo, propõe-se a analisar a trama discursiva que se constitui a partir da necessidade de adaptação das atividades presenciais para atividades remotas no Estado do Rio Grande do Sul durante o distanciamento social causado pela COVID-19. Tomou-se como material empírico a seção de notícias de três sites de sindicatos gaúchos (SINEPE/RS, SINPRO/RS e CPERS/RS), assim como as notícias publicadas na versão online do jornal Zero Hora no período entre o dia 16 de março e 31 de maio de 2020. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise do discurso de orientação foucaultiana. A partir da empiria, foram construídos dois eixos analíticos: “Ensino remoto entre oportunidades, dificuldades e desigualdades” e “A docência levada à exaustão”. As análises evidenciam o reforço de mecanismos disciplinares, o crescimento das desigualdades, algum otimismo com os efeitos de longo prazo e a intensificação do trabalho docente, associada com a possibilidade de contracondutas.

Palabras clave : Ensino remoto; Escola; Docência; COVID-19; Pandemia..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )