SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Education in times of COVID-19: remote teaching and teacher exhaustionFull-Time Integral Education: conceptions present in teaching practice in a municipal Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUZA, Flavia Faissal de  and  DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016303.  Epub Sep 10, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16303.093.

A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.

Keywords : Educação Especial; Ensino remoto; COVID-19..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )