SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La educación en tiempos de COVID-19: enseñanza remota y agotamiento docenteEducación Integral en tiempo completo: las concepciones presentes en la práctica docente en una escuela municipal de Educación Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOUZA, Flavia Faissal de  y  DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016303.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16303.093.

A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.

Palabras clave : Educação Especial; Ensino remoto; COVID-19..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )