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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SOUZA, Flavia Faissal de y DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016303. Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16303.093.
A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.
Palabras clave : Educação Especial; Ensino remoto; COVID-19..