SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docenteEducação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUZA, Flavia Faissal de  e  DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016303.  Epub 10-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16303.093.

A pandemia do coronavírus (COVID-19) traz desafios em todas as esferas da vida humana, em especial às políticas sociais. Nesse cenário, analisamos as condições de realização do ensino remoto emergencial direcionadas a um aluno com Transtorno do Espectro do Autismo, matriculado no 4o ano do Ensino Fundamental I. O estudo de caráter exploratório partiu da análise de um relato de experiência e teve como ancoragem a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em especial a ideia de que as condições sócio-histórico-culturais e políticas são fonte de desenvolvimento da atividade psíquica. Os resultados evidenciam o lugar da escola na vida do aluno e apontam para o papel dessa instituição social como espaço coletivo de resistência político-pedagógica e mediadora dos processos de humanização.

Palavras-chave : Educação Especial; Ensino remoto; COVID-19..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )