SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Special and Inclusive Education in times of pandemic: the place of school and the conditions of remote emergency educationThe school in the pandemic: reflections on schooling in dislocated times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAMPOS, Joselaine Aparecida  and  CRUZ, Gilmar de Carvalho. Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016336.  Epub May 15, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16336.102.

O objetivo deste trabalho consiste em apreender as concepções frente à Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no contexto da prática docente em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Ponta Grossa-Paraná. O encaminhamento metodológico corresponde ao estudo de caso com a análise qualitativa dos dados. Foram sujeitos de pesquisa 18 professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os dados foram coletados no período entre os meses de maio e junho de 2018 por meio de questionário via Google Forms. Os dados empíricos revelaram a insuficiência, a carência e, às vezes, a inexistência de formação inicial e continuada específica em EITI com foco na expansão do tempo e nos espaços educativos agregados a uma concepção de Educação Integral.

Keywords : Educação Integral em Tempo Integral; Prática docente; Ensino Fundamental; Escola pública..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )