SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educación Especial e Inclusiva en tiempos de pandemia: el lugar de la escuela y las condiciones de la educación remota emergencialLa escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAMPOS, Joselaine Aparecida  y  CRUZ, Gilmar de Carvalho. Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016336.  Epub 15-Mayo-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16336.102.

O objetivo deste trabalho consiste em apreender as concepções frente à Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no contexto da prática docente em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Ponta Grossa-Paraná. O encaminhamento metodológico corresponde ao estudo de caso com a análise qualitativa dos dados. Foram sujeitos de pesquisa 18 professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Os dados foram coletados no período entre os meses de maio e junho de 2018 por meio de questionário via Google Forms. Os dados empíricos revelaram a insuficiência, a carência e, às vezes, a inexistência de formação inicial e continuada específica em EITI com foco na expansão do tempo e nos espaços educativos agregados a uma concepção de Educação Integral.

Palabras clave : Educação Integral em Tempo Integral; Prática docente; Ensino Fundamental; Escola pública..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )