SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educación Integral en tiempo completo: las concepciones presentes en la práctica docente en una escuela municipal de Educación FundamentalProcesos formativos de acciones y reflexiones en la formación continuada del Programa Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta en un municipio de la región Noreste de Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DUSSEL, Inés. A escola na pandemia: reflexões sobre o escolar em tempos deslocados. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016482.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16482.090.

A pandemia tem mudado a “domiciliação” do escolar, transladando-a para o espaço doméstico. Este artigo questiona sobre os efeitos dessa domestização das escolas, particularmente quando ela é considerada em sua intersecção com as desigualdades pré-existentes e com as tecnologias e as pedagogias disponíveis. O argumento central é que, de maneira contrária ao que afirmam os argumentos tecnofílicos, essas mudanças introduzem numerosas tensões difíceis de resolver, e permitem ver a relevância da estrutura material e simbólica da escola para produzir um espaço outro que dê lugar a uma autonomia intelectual e afetiva progressiva. Também é apresentada a ideia de que a sala de aula é um entorno sociotécnico particular que habilita formas de trabalho com os saberes, ao tempo que organiza os corpos e os tempos em atividades que propõem desafios intelectuais; isso está desalinhado nos arranjos educacionais improvisados na emergência, que mostram um deslocamento da ênfase e hierarquias do trabalho escolar. Na parte final, esboçam-se chaves para debater alguns dos aprendizados desses tempos deslocados.

Palabras clave : Pandemia; Escolas; Salas de aula; Entorno sociotécnico; Desigualdades..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )