SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino FundamentalProcessos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DUSSEL, Inés. A escola na pandemia: reflexões sobre o escolar em tempos deslocados. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016482.  Epub 10-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16482.090.

A pandemia tem mudado a “domiciliação” do escolar, transladando-a para o espaço doméstico. Este artigo questiona sobre os efeitos dessa domestização das escolas, particularmente quando ela é considerada em sua intersecção com as desigualdades pré-existentes e com as tecnologias e as pedagogias disponíveis. O argumento central é que, de maneira contrária ao que afirmam os argumentos tecnofílicos, essas mudanças introduzem numerosas tensões difíceis de resolver, e permitem ver a relevância da estrutura material e simbólica da escola para produzir um espaço outro que dê lugar a uma autonomia intelectual e afetiva progressiva. Também é apresentada a ideia de que a sala de aula é um entorno sociotécnico particular que habilita formas de trabalho com os saberes, ao tempo que organiza os corpos e os tempos em atividades que propõem desafios intelectuais; isso está desalinhado nos arranjos educacionais improvisados na emergência, que mostram um deslocamento da ênfase e hierarquias do trabalho escolar. Na parte final, esboçam-se chaves para debater alguns dos aprendizados desses tempos deslocados.

Palavras-chave : Pandemia; Escolas; Salas de aula; Entorno sociotécnico; Desigualdades..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )